segunda-feira, 8 de setembro de 2014

TUDO sobre transição capilar (parte 2)

Olá, gente bonita!
Voltei com a segunda parte do ‘TUDO sobre transição capilar’. Então chega de enrolação e vamos começar!

COISAS QUE ACONTECEM DURANTE A TRANSIÇÃO

Muitas meninas entram em desespero e pensam em desistir por causa de algumas coisas que acontecem com o cabelo durante a transição, isso porque não pesquisam ou não tentam encontrar uma solução para o problema. Então vou me usar como exemplo para dar algumas dicas para vocês.

QUEBRA DOS FIOS: É comum os fios se quebrarem e caírem durante a transição, seja na hora de lavar, pentear ou de fazer qualquer outra coisa. Os meus sempre quebravam em todas essas situações e houve um momento em que pensei que ficaria careca (esse era um dos motivos de eu ter tanto medo do BC), mas depois percebi que era normal. Isso porque o cabelo está enfraquecido por causa dos processos químicos, já que ele está acostumado a receber a química de 3 em 3 meses, ou seja, está clamando por um novo processo. A forma como você prende também interfere, então não prenda com tanta força e solte a noite quando for dormir.

RESSECAMENTO DA PARTE NATURAL: Durante a transição o cabelo que está crescendo NÃO vai ficar macio e sedoso, para que isso aconteça só uma coisa é responsável por isso: vitamina T (tesoura). A parte com química parece ficar mais bonita a cada tratamento que você dá a ele? É porque como ele está mais judiado, absorve com mais facilidade todo e qualquer cuidado. Apenas após o BC você vai conseguir ver os resultados de verdade.

FALTA DE DEFINIÇÃO: A definição some e o cabelo fica parecendo ninho de mafagafos toda vez que seca, né? Isso porque você está com duas texturas e a parte lisa acaba atrapalhando na hora de fazer as voltinhas que os cachos dão. As texturizações podem ajudar na definição pra disfarçar a parte ainda com química.

COISAS QUE ACONTECEM APÓS O BC

Fez o big chop e viu que o cabelo não ficou como esperado? Calma, porque pra tudo tem um jeito! Aposto que você fez o BC achando que o cabelo já ia ficar volumoso, cheio de definição, sambando na cara de quem disse que ele nunca voltaria ao natural, né? Então acho bom você relaxar porque as coisas não são bem assim, jovem.

Nas primeiras semanas e nos primeiros meses após o corte, seu cabelo vai SIM ficar um pouco ressecado e SEM muita definição. "Ué, Camila, então você quer me dizer que tudo o que eu fiz durante a transição foi em vão?". NÃO! Mas isso é algo normal e natural, sabe? Então antes de entrar em desespero, chorar, arrancar os cabelos e todas aquelas outras frescuras de mulher dramática, aconselho que você agora comece uma nova pesquisa, sim P-E-S-Q-U-I-S-A! Conhecer e aperfeiçoar tratamentos, cremes, novas técnicas é fundamental para quem acabou de cortar, pois o cabelo agora está com apenas uma textura, o que significa que as chances dos resultados serem positivos são enormes. No meu cabelo, por exemplo, a definição começou a aparecer após uns 5 ou 6 meses e hoje (quase completando dois anos sem química) ela ainda não é no cabelo todo. Mas repito o que disse no primeiro post: NÃO entre em transição achando que o seu cabelo terá cachos perfeitos porque não é bem assim, por isso eu digo: TODO cabelo cacheado é crespo, mas nem todo cabelo crespo é cacheado. Se você não está pronta pra aceitar aquele cabelo que não forma cacho nenhum, então você não está pronta para a transição.

Outra coisa que preocupa e irrita muito as meninas é a forma com que ele acorda todo amassado, no começo eu o molhava no banho e depois passava um pouco de creme, mas não queria ter que fazer isso sempre, até porque seria um desperdício muito grande e eu não tô ganhando dinheiro na esquina (como diz minha ilustríssima mãe). Para solucionar o problema, aprendi duas coisas há pouco tempo: fronha ou touca de cetim e um borrifador. O cetim vai ajudar na redução do frizz, evitar que o cabelo acorde muito amassado e até mesmo no ressecamento. É isso mesmo que você leu! Digo isso porque me uso como exemplo, pois percebi que consegui ficar alguns dias a mais sem lavar o cabelo após substituir a fronha comum por uma de cetim. No caso do borrifador é simples: faça uma misturinha com um pouco de água filtrada + uma tampinha de soro fisiológico + uma colher do óleo vegetal de sua preferência + um pouco do creme que você usa de costume. A única coisa que não coloco no meu borrifador é o óleo porque sinto que resseca, mas uso os outros três produtos tranquilamente. Você deve estar pensando: “Mas e o sal contido no soro? Não resseca o cabelo?”. NÃO! Pelo soro ter o pH equilibrado (6,0) e uma quantidade de sal muito pequena (0,9%), o sal não vai ter um efeito prejudicial pro seu cabelo. O soro vai ajudar na redução do frizz, dá um pouco mais de volume e ainda mantém o tratamento por mais tempo. Não é fantástico?

Ficou se sentindo quando eu dei duas dicas pra ajudar contra o frizz, né? Pois eu acho bom você tirar esse sorrisinho da cara porque tenho uma coisinha pra te contar: você NUNCA vai conseguir acabar com o frizz do seu cabelo, no máximo só vai conseguir reduzi-lo, tá? O frizz é uma característica natural dos cabelos crespos, principalmente se for do tipo que forma pouco ou nenhum cacho, e que fica bem evidente após o BC. Com o tempo e alguns truques ele vai reduzindo, mas sumir... NUNCA! Então aceita, se conforma e para de ficar choramingando por causa de uma coisa tão legal e simples como o frizz.



Então, acho que falei tudo que aprendi e que era necessário. Se ficou faltando alguma coisa ou se vocês tiverem alguma dúvida, comentem aí embaixo ou então deixem uma mensagem na página do facebook que eu vou responder. Espero que tenham gostado, não se esqueçam de curtir a página e de se inscrever no meu canal no YouTube. 
Um grande beijo e até a próxima! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário